Fórmula da Vitoria - Lingua Portuguesa e Matemática
As pesquisas em educação apontam alto índice de alunos matriculados do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental com comprometimento nas competências de Língua Portuguesa e Matemática, o que os expõe ao fracasso, seja pela reprovação ou pela autorreprovação – abandono e evasão –, e dificulta a continuidade dos estudos.
Essa realidade levou o Instituto Ayrton Senna a desenvolver duas soluções educacionais específicas para esse público, o Fórmula da Vitória, uma proposta pedagógica adequada para estudantes matriculados na 2ª fase do Ensino Fundamental, com dificuldades em leitura, escrita e em matemática.
Objetivos do FV Língua Portuguesa
- Ampliar a competência e a eficiência tanto na comunicação oral quanto na escrita;
- Ajustar as competências e habilidades leitora, escritora e de oralidade do aluno no nível de sua escolaridade.
Objetivos do FV Matemática
- Desenvolver a proficiência matemática dos alunos para que conquistem autonomia e continuem seus estudos no fluxo escolar;
- Ajustar as competências e habilidades leitora, escritora e de oralidade do aluno para ler e interpretar um texto de matemática.
Material Didático
O material didático de Língua Portuguesa é organizado com base na concepção de gêneros textuais. A escolha pelo trabalho com gêneros textuais foi feita em função de seu inegável potencial para a ampliação das competências linguística e discursiva dos alunos, ao mesmo tempo em que lhes apresenta inúmeras possibilidades de participação social através do uso da linguagem, condição importantíssima para a participação cidadã. O desenvolvimento do trabalho se dá com o uso da metodologia de sequências didáticas constituídas por atividades devidamente planejadas. Dessa forma, ao se apropriarem dos conhecimentos linguísticos, os alunos evoluem ao produzirem textos claros e coesos, e na fluência e compreensão da leitura, sejam eles de caráter escolar ou não.
Já para Matemática, a solução propõe-se a reverter a concepção da disicplina como prática de exercícios e memorização de fórmulas e estimula o aluno a ficar motivado e a aprender. Isso significa desenvolver o trabalho pela metodologia de resolução de problemas e cálculo mental, o que incentiva e desafia o aluno a refletir, a pensar por si mesmo e a persistir.
Metodologia
A partir de um teste diagnóstico, os alunos selecionados participam da solução por um ano letivo. Apesar de acontecer no contraturno do período regular, a proposta não é uma revisão do que foi ensinado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mas permitir ao estudante avançar, do ponto em que está, para níveis mais elaborados de compreensão dos conceitos e do pensamento matemático. Nesse sentido, a capacidade de leitura e de escrita dos alunos é olhada com atenção pelos professores para diminuir suas dificuldades em resolver um problema de matemática justamente pela falta dessas competências básicas do aprendizado.
Há uma equipe de coordenadores e supervisores corresponsáveis pelos resultados das turmas, cuja função é exatamente a de apoiar o professor em serviço. O grande diferencial das soluções é o registro diário do desenvolvimento do aluno, onde as observações e o “olhar avaliativo” do professor transformam-se em dados qualitativos e quantitativos inseridos no Sistema Ayrton Senna de Informação para posterior avaliação.
INDICADORES E METAS:
Indicador | Meta |
Cumprimento do calendário escolar | 100% |
Frequência de professor | 98% |
Frequência de aluno | 98% |
Aquisição de competência de Escrita, Leitura e Matemática | 95% |
Cumprimento das aulas /atividades | 100% |